Uruguay e Colônia Del Sacramento
Estamos mantendo uma viagem internacional de moto quase todos os anos; e esse ano fomos para o Uruguay. Pessoalmente gosto muito desse destino para viajar de moto, já é a terceira vez que eu vou pra lá, sem contar as vezes que só passamos pelo Uruguay voltando (ou indo) pra Argentina. Havíamos planejado descer pela BR-101 mas a previsão do tempo dizia que iria chover muito próximo ao litoral, então fomos pela BR-116 e dormimos a primeira noite em Lages, SC (Zago City), onde jantamos no ótimo Galpão Gaúcho, que fica pertinho do Zago Hotel (antigo Ibis). De lá fomos para o Rio Grande, RS onde ficamos no Hotel Swan (muito bom, também). No terceiro dia já adentramos o Uruguay depois de ter passado pela reserva do Taim e feito a fronteira no Chuy. Escapamos da chuva nos dois primeiros dias, mas quando entramos no Uruguay, foi só água; visitamos a Fortaleza de Santa Teresa debaixo de chuva, foi uma pena pois o lugar é muito bonito. Dormimos em La Paloma, e como não era temporada de férias, foi difícil achar um hotel aberto. No dia seguinte já saímos com chuva e quando passamos por Punta Del Este nem deu vontade de parar pois chovia tanto que a gente só queria chegar em Montevideo pra tirar as roupas molhadas e tomar um bom vinho! Em Montevideo ficamos num Ibis Styles e fomos a pé para um restaurante perto do shopping. Mal sabíamos que essa chuva era o prenúncio da catástrofe que viria a assolar o Rio Grande do Sul nesse mês de maio; se tivéssemos planejado a viagem para 10 dias depois, seríamos pegos no meio das enchentes. Força Rio Grande, vamos sair dessa!
No dia seguinte chegamos em nosso destino, em Colônia Del Sacramento, onde ficamos no Hotel Radisson (porque a gente merecia, rsrsrs)! Ficamos ali por dois dias, passeamos bastante, e o Marcão e o Ovimar até pegaram o buquebus e foram passar um dia na capital federal da Argentina, de onde voltaram com uns vinhos pra gente tomar! Colônia é um ligar lindo, parece um pouco com as cidades litorâneas históricas do Brasil, mas é muito bem cuidada, quem dera Bertioga, São Sebastião e Paraty fossem assim tão bem cuidadas!
No retorno dormimos a primeira noite em Rosário do Sul, RS; e no dia seguinte meus amigos dormiram no Hotel Renar em Fraiburgo, mas aí eu já não estava mais junto pois no caminho, em Santa Maria, um dos rolamentos do câmbio da minha moto quebrou e não pude continuar a viagem, a moto voltou guinchada - coisas que acontecem, a RiTinha já estava com mais de 70mil km e sendo que praticamente toda essa quilometragem veio de estradas e andando em altas velocidades!!! Depois de Fraiburgo eles foram para Curitiba e, finalmente, para casa.
Tirando meu problema com o rolamento do câmbio (e eventualmente uma ou outra chuva mais forte rsrs) foi tudo bem na viagem, a gente se divertiu muito como sempre.
Creio que vale uma nota para o ótimo atendimento que tive da Porto Seguro: a gente costuma reclamar que o seguro é caro, mas num evento como esse, quando você está longe de casa e é impedido de continuar a viagem, faz muita diferença poder contar com um atendimento cinco estrelas, a Porto levou minha moto até a oficina que indiquei em São Paulo e providenciou uma passagem de avião no mesmo dia para me levar de volta pra casa; arrisco dizer que esse salvamento deve ter custado quase o valor que paguei de seguro no ano. Obrigado Porto!
Bom, agora é só aguardar Junho para o Encontro de Tiradentes, quando teremos mais uma oportunidade de colocar as motos na estrada e dar boas risadas com a turma reunida!
Colônia del Sacramento - no site da UNESCO!
Uruguay - Abril/2024
- Login para postar comentários
Comentários recentes